Missão

Missão, Visão e Valores
por Gorete Pimentel 26-02-2020

Missão

O SITEU surge pela necessidade premente de haver representação sindical para todos os
Enfermeiros. Pretende inovar na forma de ser sindicato e promover o adequado funcionamento dos órgãos constitutivos do mesmo.
Pretende falar abertamente sobre sindicalismo e estar próximo dos seus associados, para que os Enfermeiros sintam confiança na sua representação e orgulho na defesa dos seus interesses e direitos profissionais.
Garantir permanentemente a satisfação, a justiça social, institucional e económica  através da eficiência e qualidade do serviço prestado.

Visão

O SITEU é um sindicato focado na obtenção de resultados e ganhos concretos para os enfermeiros e para os seus associados.
Pretendemos empoderar todos os enfermeiros de conhecimento de direito laboral, deveres laborais, atuação jurídica, prazos de contestação e leis vigentes. 
Informação é poder, trabalhadores informados exercem corretamente a sua atividade profissional livres de pressão e  coação.
Ser o sindicato de referência nacional, com solidez, perspicácia e inovação para o desenvolvimento da defesa profissional dos enfermeiros, através da representação efetiva nos espaços de poderes legalmente instituídos, tendo independência total a nível político, patronal e de credos.
Esclarecer dúvidas laborais e representar os Enfermeiros ao nível do seu grau de exigência. 

Valores

O SITEU rege-se por valores Éticos e Morais assumidamente instituídos pela sua comissão 
instaladora. Honestidade que caracteriza a personalidade dos seus dirigentes, simplicidade na 
escuta ativa e argumentação assertiva, transparência em toda a sua atuação. 
Respeito pela vida, pela dignidade do ser humano, pela identidade cultural e pelo meio ambiente. Valorizar e dignificar o grupo profissional dos trabalhadores Enfermeiro.
Os sócios merecem esta base de valores para se sentirem parte integrante deste novo projeto como seu, para que haja uma maior envolvimento da classe na resolução dos problemas da profissão.