“Todo homem é culpado por todo bem que ele não fez”
Voltaire
“Todo homem é culpado por todo bem que ele não fez”
Voltaire
O SITEU – Sindicato Independente de Todos Enfermeiros Unidos do Continente e Ilhas foi fundado em 25 de fevereiro de 2020, em plena crise laboral e social, provocada pela pandemia da Covid 19.
Os seus fundadores, comprometeram-se com a missão de dar a conhecer, de forma simplificada, as leis de trabalho, a todos os enfermeiros que entrem em contacto com o sindicato.
Comprometeram-se com a promoção de ações de auxilio personalizado, pois cada trabalhador é único e o seu problema também.
Promovem ações para que os enfermeiros sejam proactivos na conquista do reconhecimento do trabalho da enfermagem, pelas leis do trabalho e pelo respeito com a conciliação do trabalho e a vida familiar.
Os atuais dirigentes, têm como premissa, serem completamente independentes de filosofias políticas ou de instituições, pois consideram que só em liberdade se pode reivindicar condições de trabalho justas para os trabalhadores e melhoria continua nas leis.
Têm ainda a motivação, de procurar tornar o mundo um lugar melhor para todos, especialmente para a Enfermagem. Esforçam-se para construir relacionamentos produtivos e benéficos em todas as suas atividades, têm para isso um dos seus maiores pontos fortes, um gabinete jurídico de excelência.
Sempre Juntos
A Presidente Gorete Pimentel
O SITEU ambiciona ser um sindicato inovador, de forma a garantir e promover reuniões de resolução dos problemas dos trabalhadores com os conselhos de administração, ter um relacionamento de cordialidade com as instituições de modo que seja possível a resolução célere dos conflitos laborais.
Promover o adequado funcionamento dos órgãos constitutivos do sindicato.
Representar, organizar e defender os Enfermeiros associados, de forma a garantir permanentemente a satisfação e interesses profissionais, económicos, sociais e políticos dos enfermeiros através da eficiência, e qualidade dos serviços prestados.
Fazer ações de luta mais musculada, sempre que necessário, com efectivo interesse para a resolução dos problemas dos enfermeiros e da carreira de enfermagem.
Promover tranquilidade aos trabalhadores na defesa dos seus direitos, para que deste modo, o atendimento assistencial à população seja mantido com a qualidade que carateriza os cuidados de enfermagem.
Promover ações que demonstrem a essência da enfermagem, de modo a demonstrar como o SNS e os cidadãos dependem do trabalho dos Enfermeiros para manterem e aumentarem a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal, a promoção da saúde, a vigilância da doença, os tratamentos e os cuidados ao doente.
Ser o sindicato de referência, com solidez perspicácia e inovação, no desenvolvimento da defesa profissional dos enfermeiros, através da representação efetiva, nas instituições empregadoras, nos poderes legalmente instituídos das organizações públicas, perante as instituições políticas dos vários partidos, assim como, com o Ministério da Saúde, Ministério das Finanças, Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, Ministério do Trabalho e da Segurança Social e outros que seja adequado e necessário.
Colmatar dúvidas laborais e promover a partilha do conhecimento com uma constante aprendizagem, através da experiência dos enfermeiros e dos percursos profissionais dos trabalhadores.
Ter uma relação de respeito com as várias entidades empregadoras, sempre na defesa dos interesses dos trabalhadores.
Destacamo-nos pela nossa honestidade e ética na resolução dos problemas laborais dos enfermeiros de forma personalizada.
Queremos alcançar o reconhecimento global de simplicidade, de transparência, de respeito à vida e à dignidade do trabalhador.
Valorizamos os direitos e os deveres da classe dos Enfermeiros enquanto trabalhadores e a sua responsabilidade Social.