Reunião no Ministério da Saúde 8 setembro

 

📍📍

📢
 
 
Estimados Enfermeiros
 
O SITEU esteve mais uma vez, no Ministério da Saúde no dia 8 de setembro, para mais uma discussão do diploma da reforma das Unidades de Saúde Familiar.
 
O acolhimento das propostas do SITEU é residual, houve alguma tentativa de alocar algumas das propostas, mas muito tênue.
 
O SITEU pretende alguns ajustes na dinâmica organizativa, na inclusão do trabalho dos enfermeiros gestores, nas várias Unidades Funcionais, onde se incluem as USF, de modo a respeitar a legislação da Carreira de Enfermagem, sem colidir com a autonomia organizativa das USF.
 
Pretende autonomia funcional dos enfermeiros, e que não fiquem burocraticamente subjugados a outras profissões, como se constata atualmente.
 
Requer que os enfermeiros sejam pagos pelos objetivos da equipa, pelas UC contratualizadas da sua lista de utentes, mas também, pelas UC das atividades específicas.
 
Que possam contratulizar até 20UC e que cada um receba os incentivos da sua lista, individualmente.
 
Que haja uma regra clara de quem recebe os incentivos pela realização dos objetivos, quando um dos enfermeiros da equipa está de baixa sendo substituído por outro Enfermeiro do ACeS.
 
O Ministério da Saúde não pretende alterações ao modelo, pois funciona bem há 16 anos, estando agora a ser generalizado.
 
O Ministério das Finanças não autoriza a valorização do trabalho dos enfermeiros, não há pretenção em aumentar o valor dos incentivos pelos objetivos atingidos.
 
 
As propostas que o SITEU entende como adequadas e a valorização do trabalho dos enfermeiros, estão no ministério, serão dadas a conhecer oportunamente.
 
Vai ser realizada uma reunião intercalar na próxima quarta-feira, para ver os ajustes financeiros finais.
 
 
O SITEU defende a proteção das UCC e a valorização do trabalho dos enfermeiros destas unidades funcionais como urgente. Assim como a valorização do trabalho dos enfermeiros nas UCSP e demais Unidades Funcionais.
 
O SITEU tem pedido colaboração aos enfermeiros dos CSP, de norte a sul, enfermeiros das USF, Enfermeiros Gestores, enfermeiros das Associações e Enfermeiros Vogais.
 
Com os contributos de todos, foi elaborado o documento com as propostas que foi entregue no Ministério.
 
Está a ser feito tudo o que há para fazer na defesa dos interesses dos enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários.
 
O que resta ao SITEU fazer é perguntar aos enfermeiros das USF, o que estão disponíveis a fazer caso não haja valorização para os enfermeiros, do valor dos incentivos pelos objetivos?