44º Aniversário do SNS

 

📍📍

 
44º 
 
 
Dia 15 de setembro de 2023 comemorou-se o 44° aniversário do Serviço Nacional de Saúde.
 
 
Umas das maiores conquistas da democracia portuguesa.
 
 
 
Estamos numa altura de grande fragilidade do SNS, pelos constantes ataques de que tem sido alvo. Ao mesmo tempo a população portuguesa tem sido ludibriada e tem sido mantida afastada da verdadeira discussão relativamente ao que efetivamente ataca o SNS.
 
Hoje, alguns serviços de saúde, são extremamente cobiçados e apetecidos pelas empresas privadas, devido ao grande volume de transações financeiras lucrativas que os mesmos promovem.
 
O SNS é diariamente atacado pelos grandes grupos financeiros, por políticas frágeis que não blindam os serviços de saúde dos ataques do poder capital e pela retórica de políticos sem escrúpulos, que para ganharem fama, desdenham do SNS.
 
Há muito a retificar no que respeita às políticas de trabalho e na forma como são tratados os enfermeiros no SNS que põe em causa os seus direitos.
 
Muito caminho há a fazer, para que os enfermeiros saibam que têm direitos e deveres, e que os deveres não se sobrepõem aos direitos, assim como o contrário.
 
Há que exigir a aplicação da lei, exigir a contratualização de enfermeiros, pois ninguém é obrigado a trabalhar horas extraordinárias infinitamente, sem ter tempo para poder estar com os filhos.
 
Há que valorizar o trabalho dos enfermeiros, pois são o pilar e são o coração do SNS. Sem o trabalho dos enfermeiros, o SNS já teria implodido há muito tempo.
 
O trabalho de prevenção da doença na comunidade, é a garantia da sustentabilidade do SNS e dos ganhos em saúde para a população.
 
Todos, temos o dever de cuidar do nosso Serviço Nacional de Saúde, para que ele possa cuidar de nós, em todos os momentos da nossa vida, desde o nascimento.