Dia Internacional do Enfermeiro
Celebramos este dia, com um grande, viva aos Enfermeiros.
Ser enfermeiro, vai muito para além do cuidar.
Somos a estrutura dos serviços de saúde, somos a trave mestra da sustentabilidade, da economia, da organização, da gestão, do planeamento, da execução e da promoção da realização de tudo o que se faz na saúde e no Sistema Nacional de Saúde. Pois os enfermeiros fazem parte do setor privado, do setor público, do setor empresarial do estado e do setor social.
Mas foi necessário uma pandemia, para que, ainda alguns, vissem que os enfermeiros foram os soldados que estiveram no meio do furacão a enfrentar a guerra com a sua única arma, a solidariedade pelo povo português.
De peito feito, o único escudo protetor que tínhamos, enfrentamos uma guerra, numa época em que nada se sabia e nem máscaras havia, andamos dias seguidos com a mesma máscara até podermos ter uma máscara nova.
Por isto tudo, é que entendemos que os enfermeiros são o investimento principal que um governo tem de fazer em saúde. Fixar enfermeiros para garantir que há e que haverá um Serviço Nacional de Saúde, para salvaguardar os cuidados numa situação extrema como se viu na pandemia.
Desenvolvimento de políticas de direito laboral para que haja um setor social e um setor privado forte.
Ontem, dia 11 de maio, alguns sindicatos juntaram-se, e entregaram em mãos ao Sr. Ministro da Saúde Dr. Manuel Pizarro, um documento a dar um prazo para que o governo dê início à mesa negocial para a carreira de enfermagem.
O Sr. Ministro deu-nos a sua palavra que teria início em junho.
Para todos os que não desistimos e que nos afirmamos diariamente na melhoria pessoal e profissional, esta promessa do Sr. Ministro da Saúde, é uma excelente forma de assinalar o dia Internacional do Enfermeiro em Portugal.
Sempre Juntos