1º de maio

(Imagem da greve de 1 de maio de 1886, em Chicago)
 
 
 

Dia do Trabalhador

 

Neste Dia do Trabalhador, além de celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história, importa também refletir sobre as injustiças e desigualdades que permanecem e, infelizmente, se acentuam na realidade laboral nos dias de hoje. Destaque para a profissão de enfermagem, que apesar de nas últimas décadas ser uma das profissões científicas com a maior evolução conceptual, autónoma as suas atividades e responsabilidades, está ainda longe de alcançar um patamar justo e equitativo nas condições de trabalho e salarial que façam justiça ao trabalho dos enfermeiros.

O SITEU, desde a sua fundação, em plena crise laboral e social, provocada pela pandemia da Covid 19, sempre pautou o seu caminho pela conquista do reconhecimento do trabalho da enfermagem, pela exigência da efetiva aplicação das leis do trabalho e pelo respeito com a conciliação do trabalho e a vida familiar. Desígnios que vai continuar a horar, a bem do sindicalismo de proximidade com os enfermeiros, que o carateriza, da melhoria das condições de trabalho, do entendimento com as instituições e da negociação honesta e célere.

Só desta forma é possível afirmar, valorizar e defender a profissão da enfermagem, pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde e do Sistema Nacional de Saúde.

 
 
 
SEMPRE JUNTOS