O reconhecimento da importância do trabalho dos enfermeiros não está traduzido nos programas eleitorais dos partidos que se apresentam às eleições legislativas.
A valorização da enfermagem parece passar despercebida e são necessárias ações concretas para dignificar a profissão que é pilar fundamental do sistema de saúde.
A maioria sindical entende que 2024 é um ano de afirmação, mudança e, nesse sentido, o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos do Continente e Ilhas (SITEU), o Sindicato de Enfermeiros (SE), o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE), o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) e o Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) subscreveram um compromisso pela enfermagem, num Memorando de Entendimento, que foi entregue a Luís Filipe Barreira, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros.
Dia 5 de março é, perante esta posição conjunta das cinco estruturas sindicais, o “Dia Zero da Luta dos Enfermeiros”.
Marca, desta forma, a intenção de negociação com o futuro Governo.
O SITEU está em convergência com os sindicatos que assumiram o compromisso pela enfermagem, expressando, assim, uma vez mais, a defesa da profissão e do valor do trabalho dos enfermeiros. O SITEU continua a defender os Enfermeiros, o Serviço Nacional de Saúde, para que os cidadãos tenham cuidados de saúde de qualidade e, principalmente, prevenção da doença, área em que os enfermeiros são mais independentes e existe uma maior economia na saúde e para a despesa pública.
SEMPRE JUNTOS