Reunião com bancada parlamentar para a saúde do PSD

 

 
O SITEU, Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos, conjuntamente com os sindicatos que compõem a plataforma sindical, do Memorando de Entendimento, esteve reunido com deputados da Bancada Parlamentar da Saúde do PSD, em 29 de maio.
 
O SITEU deu conta, aos Srs deputados, que este ano de 2024, será indubitavelmente o ano dos enfermeiros.
 
O poder político terá de olhar para estes trabalhadores da administração pública e da saúde, de forma diferente do que têm feito, os sucessivos governos ao longo dos últimos quase 20 anos.
 
O último ano , em que um governo olhou para os enfermeiros como uma profissão que estrutura o Serviço Nacional de Saúde e o Sistema Nacional de Saúde, foi em 1991.
 
A revisão da carreira, em 2009, foi a última data em que houve revisão da tabela salarial dos enfermeiros, e na nossa humilde opinião de forma muito deficitária, portanto há mais de 15 anos.
 
O SITEU reforçou, que a carreira dos enfermeiros foi consecutivamente desvalorizada, é necessário considerar os enfermeiros que compõem as equipas das USF modelo B, toda a equipa dos SIGIC e ter em atenção as competências dos enfermeiros nos CRI e a sua valorização nos incentivos financeiros.
 
O SITEU quer a resolução imediata da situação dos enfermeiros do antigo IDT da ARS Norte, que deve envergonhar qualquer político e principalmente o gestor que os fez assinar os contratos.
 
Assim como a resolução imediata dos enfermeiros especialistas que estavam de baixa e não transitaram para a categoria em 2019 por esse motivo, e os que estavam nomeados para enfermeiros gestores e ficaram prejudicados em 2019 porque foram impedidos de assumir a categoria de especialistas.
 
O SITEU pretende, que os enfermeiros que estiveram emigrados ou que por qualquer outro motivo, como por exemplo, não conseguirem mobilidade, tiveram que estar períodos longos fora do SNS, sejam colocados no nível remuneratório pelos anos de experiência. Isto não é inédito, há profissões, dentro da administração pública, que mudam de instituição em instituição e têm o seu tempo de exercício profissional todo na “mochila” para ser considerado na progressão na tabela salarial, inclusive o tempo que exercem no privado.
Valorizar os enfermeiros especialistas/gestores, acabar com os níveis intermédios.
 
Olhar para a penosidade da profissão e compensar na idade da reforma.
 
A revisão imediata da tabela salarial dos enfermeiros, com a devida valorização.
 
Este ano é o ano de olhar para os enfermeiros, não podem ser sempre os mesmos a serem valorizados e os enfermeiros a serem preteridos.
 
Negociação do ACT para os enfermeiros com compromisso de datas para a conclusão.
 
Ter os enfermeiros como parceiros para a economia na saúde, trabalhar como equipa e todos com o mesmo objetivo, o doente.
 
Estas são as principais premissas, que levamos aos Srs deputados, para que possamos trabalhar sobre elas.
 
 
Sempre Juntos