Esclarecimento – Inversões salariais

 
 
 

Para esclarecer confusões e enviesamento de opiniões

 
 
Em fevereiro, o SITEU – Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos publicou as notas técnicas da ACSS, sobre as inversões salariais, que aconteceram aos enfermeiros que entraram por concurso para especialistas entre 2004 e 2010, e para os enfermeiros que tiveram progressão por serem responsáveis pela formação, neste mesmo período temporal.
 
Agora, há uma posição do Ministério da Saúde, o qual enviou nota para os conselhos de administração que, simplesmente, vem confirmar o que estava nas notas técnicas da ACSS de 2023 e início de 2024.
Nada de novo há nessa informação.
 
Gostaria o SITEU que nessa informação estivesse plasmada uma orientação firme, por parte do Ministério da Saúde, em que os enfermeiros, todos, teriam direito a ter, todo o tempo de exercício profissional considerado para posicionamento na devida posição remuneratória, inclusive os enfermeiros que graduaram acima do nível 15 entre 2004 e 2010, e os enfermeiros que tiveram que sair das instituições do SNS e que voltaram para o SNS.
 
Nada é mais justo e faz-se noutras profissões, como para os professores, que levam na mochila todo o tempo de exercício profissional para valorização salarial e progressão na carreira.
 
Pelo que, esta indicação atual, que está a causar grande admiração, é a confirmação do que já estava a ser feito e não tem qualquer acrescento.
 
 
 
Sempre Juntos