O SITEU, no dia 8 de janeiro, esteve reunido com o Líder do grupo parlamentar do PSD, Professor Joaquim Miranda Sarmento e com o Vice-presidente Dr. Miguel Pinto Luz, na sede do partido em Lisboa.
- Os assuntos que foram alvo da reunião, foram os resultados da greve dos enfermeiros e a reivindicação da paridade com os técnicos superiores das carreiras gerais.
- A necessidade urgente de terminar a negociação do ACT e da grelha salarial.
- A revisão da portaria do SIADAP dos enfermeiros.
- Os níveis intermédios dos enfermeiros especialistas, a não valorização da especialidade a nível remuneratório e a inversão salarial que acontece, por estes motivos e pelo reinício de contagem de pontos na categoria.
- A idade da reforma associada a uma profissão de desgaste rápido.
- A situação das USF modelo B, a pouco valorização dos enfermeiros e a ilegalidade da avaliação pelo SIADAP pelo enfermeiro do CT, pois não tem conteúdo funcional para a poder realizar.
- A situação da eliminação dos SAP e SAC que resultaram num descomunal aumento da utilização das urgências.
- O facto de haver situações de vigilância de saúde, como a saúde materna e a infantil, que em muitos casos são vigiadas por duas equipas de enfermeiros e médicos no SNS mais a vigilância no serviço privado. Que isto é um consumo excessivo de cuidados de saúde e que tem de ser reorganizado.
Foram abordados estes e outros assuntos de extrema importância para a enfermagem.
Todos são responsáveis pela situação da profissão dos enfermeiros.
Ninguém na politica está isento de responsabilidades associadas ao assunto em questão, ao longo destes longos anos.
Todos os partidos com assento parlamentar têm que ser chamados a responder pela desvalorização da enfermagem e desorganização dos cuidados de saúde.
SEMPRE JUNTOS