ULS Gaia/Espinho EPE

 
 
O SITEU em 15 de abril de 2025, após reunião na ULSGE deu conta que o Enfº. Diretor Belmiro Rocha tinha intenção de aceder à proposta de pagamento dos retroativos a 2018, tomando como ponto de partida para esta resolução, a quantidade de processos que os enfermeiros tinham ganhado em tribunal e os processos que ainda estão a decorrer.
Nesta reunião, o Sr. Enfº. Diretor disse que a administração, por proposta sua, estava a verificar a melhor forma de fazer o respetivo pagamento.
Esta semana, o SITEU conversou com o Sr. Enfº. Diretor, que confirmou estar em curso o respetivo pagamento, que será realizado em 12 prestações.
Os enfermeiros irão ser agrupados em blocos de aproximadamente 100 enfermeiros, a começar pelos enfermeiros com mais anos de serviço, para o processamento do pagamento, que irá ter início agora no mês de julho.
Estima-se que serão gastos aproximadamente 1.5 milhões de euros, para o pagamento dos retroativos aos enfermeiros.
A ULSGE enfrenta atualmente uma gestão apertada do seu orçamento anual de cerca de 450 milhões de euros, com um deficit que alegadamente herdou da gestão anterior de cerca de 86 milhões de euros.
O SITEU reconhece e felicita a gestão atual pelo esforço em regularizar as contas e as “dívidas” que tem com os enfermeiros, tendo solicitado que as situações pontuais que ainda subsistem de contagem errada dos pontos, não fiquem esquecidas pelas decisões de grande envergadura, e seja regularizada a situação remuneratória destes enfermeiros.
Esperamos que este seja um ponto de partida para que o Ministério da Saúde recomende às instituições sob a sua tutela, que sigam o exemplo da ULSGE EPE.

 

Sempre Juntos