Reunião com o Ministério da Saúde

Hoje estivemos reunidos com o Ministério da Saúde, com a Dra Marta Temido Ministra da Saúde, Dr. António Sales Secretáro de Estado Adjunto e da Saúde, Dra Maria de Fátima Fonseca Secretária de Estado da Saúde, reunião que foi convocada pelo gabinete ministerial, na qual comparecemos com todo o gosto, pois aguardavamos esta reunião há alguns meses.
Levamos em mãos e foram entregues à Sra ministra, as principais situações que exigem atenção imediata e urgente a serem resolvidas.
Igualdade entre CIT e CTFP.
Situação dos enfermeiros especialistas em funções de gestão.
A sonegação dos pontos dos enfermeiros na colocação no nível 15 na carreira do DL 248 de 2009.
Avaliação pelo SIADAP e a precariedade da mesma assim como a sonegação da evolução na carreira e níveis remuneratórios
O castigo dos níveis intermédios criados na carreira do DL 71 de 2019.
A organização dos cuidados de saúde primários e os modelos de gestão.
Idade da reforma e profissão de risco.
Pontos para a carreira dos CIT.
Dia de férias por cada 10 anos de carreira para os CIT.

Da reunião e segundo a nossa perspectiva o resultado foi positivo face à exposição das nossas reivindicações, há vontade de trabalhar em conjunto, convictos e conscientes que para estes 4 anos temos muito trabalho a desenvolver face as injustiças e desigualdades de anos, mas é para isso que cá estamos, para minimizar e combater as injustiças.

Segundo a Sra Ministra, serão criados grupos de trabalho, e será necessário trabalhar em conjunto com os sindicatos.
Ao que o SITEU se colocou completamente à disposição do gabinete ministerial para trabalhar as questões da saúde, do SNS e da carreira dos enfermeiros.
Porque nós gostamos de ser enfermeiros, gostamos do Serviço Nacional de Saúde e sabemos a importância do mesmo na vida dos Portugueses.
O nosso superior interesse é resolver o máximo possível as questões que causam insatisfação aos enfermeiros de modo a termos equipas motivadas e a retermos os enfermeiros no país, que as instituições sejam obrigadas a cumprir a lei de trabalho e que haja vontade de resolver as questões de injustiça geradas pelo pouco planeamento da carreira imposta.
Somos sindicato, estamos disponíveis a colaborar com o ministério da saúde na totalidade, mas também estamos prontos para dar voz aos enfermeiros.

A Direção do SITEU

Sempre Juntos
#semprejuntos
#porumaenfermagemmelhor
#SITEU