Comunicado da Presidente

Posted on Mon Mar 23 2020 18:50:01 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)


Comunicado da Presidente.

Colegas.
Desde o início de março que estamos a denunciar a falta de equipamento de proteção individual. 

Denunciamos porque queríamos alertar os responsáveis das instituições para esta situação e que estávamos atentos.

Denunciamos porque queríamos que os governantes tomassem medidas imediatas de aquisição do material em falta.

Enquanto presidente do SITEU, a minha primeira preocupação é proteger os "meus Enfermeiros",como eu costumo dizer carinhosamente. 

Promover para que os seus direitos laborais sejam cumpridos mas também que a sua saúde seja preservada.

Passado este tempo, como as instituições continuam sem EPI, pusemos mãos à obra, e temos feito contactos com fornecedores de EPI e com os responsáveis pela aquisição de material das instituições, há 2 semanas que estamos nesta luta continuamente.

Temos também contactado com empresas, empresários, câmaras municipais e fundações.

Para além disso, estou num grupo (por convite da impulsionadora, Enf Carla Henriqueta) de pessoas que estão a fazer tudo para iniciar produção de máscaras cirúrgicas e FP2, certificadas na sua capacidade de proteção contra o covid-19.

Todas as denuncias que nos têm chegado de falta de material e Enfermeiros expostos ao perigo de contágio, temos tentado e conseguido, que as instituições procedam a aquisição de material e a disponibilização do mesmo aos profissionais de saúde.

Há queixas de cuidados continuados de saúde e IPSSs, que ainda não conseguimos resolver, mas já iniciamos contactos e esperamos ter esta situação resolvida durante a semana.

Quero que saibam que estamos atentos, que tudo fazemos para vos ajudar e proteger. E que seremos sempre a voz na vossa defesa.

Sempre Juntos

A Presidente.

Gorete Pimentel